top of page

RIDE ACROSS THE RIVER – DIRE STRAITS

Uma canção hipnotizante, que nos encanta já na primeira audição, graças à performance genial de Mark Knopfler e demais integrantes do Dire Straits.


De volta ao Blog, e em grande estilo, essa incomparável banda de rock inglesa, com uma música que traz uma temática atemporal, sempre atual...

Para os fãs mais ardorosos, o final da banda, em 1995, foi um golpe até hoje não assimilado...rsrses. Só nos resta buscar, na sua discografia, pérolas perdidas, como a canção de hoje!


"Ride Across the River" é a 6ª faixa do extraordinário álbum "Brothers in Arms", lançado com estrondoso sucesso no ano de 1985! Várias canções desse multipremiado disco alcançaram as paradas e obtiveram muito reconhecimento ("So Far Way"; "Money for Nothing"; "Walk of Life"; "Brothers in Arms"; e a belíssima "Your Latest Trick", entre outras). É impressionante como tudo nesse álbum é muito acima da média. E, lá no lado B, temos uma agradável e emblemática canção, um pouco escondida, o que nos traz ao post de hoje.


Cabe acrescentar que esse disco é considerado um marco na indústria fonográfica, pois foi um dos pioneiros em termos de processos de gravação, mixagem e masterização totalmente digitais.


Na música de hoje, temos uma extraordinária convergência! Letra, arranjo e música numa suave e cadenciada sintonia. O ritmo, a letra, os instrumentos, tudo harmoniza de forma admirável. Uma melodiosa balada rock, com uma marcante percussão, guitarras maravilhosas solando aqui e ali, um doce som de flauta, teclados e sintetizador esmerilhando, além da interpretação vocal e dos riffs inigualáveis do Mark Knopfler.


Vale destacar a forte e permanentemente atual letra... reparem nas sutilezas de certas passagens e a inevitável comparação com o que vivemos hoje, num mundo em pé de guerra. A temática da letra tem a ver com a história de alguém que passou ou passa por uma guerra, em que sentimentos como otimismo e idealismo se misturam ou se transformam em amargura e desalento ao longo do tempo, mas ficando, sempre, a perseverança diante das dificuldades e a determinação.


Sensibilidade, ritmo, belos timbres e perfeita harmonia. A vibração cadenciada dessa música nos faz sentir, mesmo, como se estivéssemos cruzando ou descendo um rio...


Faz parte do legado de uma das mais importantes e ecléticas bandas da história do rock and roll!


Não tenha pressa….vá curtindo aos poucos! Sobe o som!!!!


Essa você definitivamente não conhecia!






4 comentários


Julio Barross
Julio Barross
22 de abr. de 2024

Falou da Flauta e não citou os riffs de trompete que ditam a melodia. Não acho em canto algum nenhuma menção de quem tocou o trompete nessa canção.

Curtir
eduardo.souzadantas
23 de abr. de 2024
Respondendo a

Nessa canção, a performance desse instrumento fica a cargo do trompetista Dave Plews.


Curtir

Silvio Carvalho
Silvio Carvalho
21 de out. de 2023

Música arrebatadora. Ela, paulatinamente, vai conquistando o ouvinte, acorde após acorde. O disco é fantástico e ela é a mais atemporal de todas. Continuo ouvindo até hoje, como se fosse a 1a vez! Parabéns pela excelente escolha!!

Curtir

eduardo.souzadantas
19 de out. de 2023

Uma música incrível, envolvente, mais uma pérola desse antológico álbum "Brothers in Arms"!


Curtir

Indique uma música!

Sua indicação pode virar um post aqui no blog e inspirar outras pessoas.

Obrigado(a) pela sua indicação!

Siga-nos no Instagram:

  • Instagram

Ou entre em contato:

email.png

©2023  |  Essa Você Não Conhecia

bottom of page