CALIFORNIA DREAMIN’ – THE MAMAS & THE PAPAS ou DIANA KRALL
- Carlos Henrique
- 22 de dez.
- 3 min de leitura
Um clássico dos anos 1960 invade hoje a tela do Blog. Uma música que se tornou atemporal, um tipo de canção que vive para sempre!
Estamos falando de “California Dreamin’”, composta por John Phillips e Michelle Phillips, da banda norte-americana The Mamas & The Papas, que lançou essa música em 1966.
A música ocupa a posição 89 na lista publicada pela revista Rolling Stone das 500 melhores canções de todos os tempos, divulgada em 2005.
Após o grupo norte-americano, diversos outros artistas gravaram essa canção ao longo do tempo, como Carly Simon, The Beach Boys, Joni Mitchell e Diana Krall, entre outros.
A música aborda o desejo de escapar do frio e da melancolia do inverno em Nova York e buscar o calor, a liberdade e o otimismo idealizados da Califórnia, representando um anseio por refúgio e felicidade. A canção utiliza imagens simples para transmitir o sentimento de deslocamento e a vontade de mudança. Lançada nos anos 1960, a música se tornou um símbolo da contracultura naquela época, capturando o sentimento universal de querer estar em outro lugar quando a realidade se mostra aparentemente opressora.
“California Dreamin’” é a faixa 1 do lado 2 do álbum de estreia da banda norte-americana The Mamas & The Papas, “If You Can Believe Your Eyes and Ears", lançado em 1966 e se tornou um disco icônico no cenário musical.
É o único álbum da banda que alcançou o número um na parada Billboard 200. Em 2003, foi classificado em 127º lugar na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone, com sua classificação subindo para o número 112 na revisão de 2012.
O som dessa música é melancólico, mas envolvente, animado e um tanto nostálgico... Gravada no auge do folk rock californiano, a canção tornou-se um hino geracional, associado à nostalgia, ao deslocamento e ao desejo de pertencimento.
A ótima interpretação mistura vocais múltiplos e harmonizados, com alternância entre vozes masculinas e femininas, o que cria uma textura rica e expansiva.
A instrumentação é típica do folk rock, com violão, baixo elétrico, bateria leve e flauta transversal (como elemento marcante). O arranjo reforça a ideia de movimento (caminhar, viajar, sair), e o ritmo é constante, sem grandes variações.
A cantora, compositora e pianista canadense Diana Krall fez uma “mágica”, uma releitura onírica, e conseguiu transformar esse clássico em um banquete jazzístico.
“California Dreamin'” é a música de abertura do álbum “Wallflower”, lançado em 2015 e dedicado a releituras de clássicos do pop e rock. O disco obteve grande reconhecimento de crítica e público.
Inserida no universo do jazz contemporâneo, mais sofisticado, com produção elegante e intimista, essa versão não é uma canção geracional, mas uma reflexão madura, introspectiva e individual sobre o mesmo sentimento de deslocamento.
A versão, com muita sensibilidade e um tom interpretativo à letra, com apoio de sua voz doce e aveludada, fica bem diferente da original. Voz, piano acústico, baixo, bateria e arranjo de cordas apoiam uma elegante interpretação. Observem que a canção abre num estilo mais lento, sussurrado e introspectivo.... depois, na passagem para outra etapa, há um belíssimo suporte de orquestra, finalizando num jazz pop rasgado e dançante.
Com um estilo próprio e com muito charme, essa diva do jazz, que gosta muito de bossa nova, já esteve no Brasil.
Sobe o som e vamos curtir juntos! Parabéns aos “competidores”, em mais essa incrível disputa!
E lembre-se: você pode escolher a versão da qual mais gostou. Indique sua escolha nos comentários!
Spotify - original - The Mamas & The Papas: https://open.spotify.com/intl-pt/track/1ZEOIhSn6BKErV59bIgn76?si=1706ed0b36d4408e
Spotify - versão - Diana Krall: https://open.spotify.com/intl-pt/track/14IV6ycAWxurGj5KvHtNAT?si=dbb153302bd34ee7

Comentários