top of page

FRASES MAIS AZUIS – NANDO REIS

Cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical brasileiro, de alta importância para o rock nacional e para a MPB. Só nos Titãs foram 20 anos, de 1982 a 2002, como cantor, compositor e baixista. E uma carreira solo que se iniciou em 1995 e decolou principalmente em 2003, após o lançamento do quarto álbum solo, "A Letra A".


Ao longo de sua trajetória até hoje, Nando Reis estruturou uma belíssima discografia, com muitas canções obtendo destaque de público e crítica. Incluindo muitas músicas que fizeram sucesso com outros cantores/bandas (Cássia Eller, Marisa Monte, Skank, Jota Quest etc.). Aliás, a parceria com Cássia Eller mereceria um capítulo à parte, pois Nando Reis começou a ser ainda mais conhecido como artista solo pelas canções suas gravadas pela cantora... mas essa história fica para uma outra ocasião.


"Frases Mais Azuis" é a quinta faixa do segundo álbum solo de Nando Reis – “Para quando o Arco-íris Encontrar o Pote de Ouro”, lançado no ano 2000. Foi um álbum recheado de grandes sucessos, como: "Relicário", "All Star", "Hey, Babe" e "Quem Vai Dizer Tchau?".


Mas, no meio das 11 faixas do álbum está "Frases Mais Azuis", uma música que não alcançou as rádios e acabou não obtendo o reconhecimento que merecia.

Mas é uma pérola, uma canção apaixonada que merecia ser descoberta...Não que seja totalmente desconhecida, mas é uma pequena joia em seu imenso repertório. Música e letra maravilhosas, com arranjos perfeitos.


Temos aqui uma gostosa balada pop rock, que reúne muitos elementos do seu estilo musical, especialmente quando junta belas melodias em músicas/letras marcantes. Cabe destacar o toque de guitarra de Peter Buck (ex-R.E.M.) e a competência na execução, com produção de Jack Andino e do saudoso e genial Tom Capone. A música tem uma forte cozinha (baixo e bateria), teclados bem anos 1970, com belas guitarras e timbres interessantes. Tudo numa levada em galope. Sonzeira de alta qualidade!


Porém, o maior destaque é mesmo a letra, que merece atenção de nosso olhar, com momentos muito simbólicos, num verdadeiro manifesto ao amor. Um misto de colagens e imagens poéticas do cotidiano afetivo e seus desafios!


Vale observarmos a sensibilidade dos versos, nos passando a sensação de estarmos ao lado daquelas situações vivenciadas. 


Às vezes me parece até uma competência meio mágica que ele tem, com relação à construção de suas belas narrativas musicais. É um dos grandes poetas da minha geração, que me desperta uma profunda admiração e segue produzindo com muita qualidade.


Sobe o som e vamos ouvir juntos! Um clássico no estilo e moderno na linguagem!


Essa você não conhecia!





2 comentários


raquel.marques
25 de out. de 2021

Sou suspeita em falar sobre esse grande artista, pois tenho uma grande admiração por ele e por todas suas composições, e o cara que escreveu esse texto esta de parabéns, grande conhecedor da boa música

Curtir

eduardo.souzadantas
18 de out. de 2021

Pérola "escondida" de um dos gênios da música brasileira! Pra se deleitar...

Curtir

Indique uma música!

Sua indicação pode virar um post aqui no blog e inspirar outras pessoas.

Obrigado(a) pela sua indicação!

Siga-nos no Instagram:

  • Instagram

Ou entre em contato:

email.png

©2023  |  Essa Você Não Conhecia

bottom of page