top of page

ESTAÇÃO DERRADEIRA – CHICO BUARQUE

É impossível falar de música popular brasileira sem mencionar a imensa contribuição artística e poética do ícone Chico Buarque de Hollanda.


Com uma vastíssima discografia (são cerca de 100 discos, entre álbuns-solo, compactos e parcerias com outros artistas), Chico é um dos grandes nomes de nossa MPB e conquistou enorme reconhecimento de crítica e público.


Além de cantor e compositor, ele é dramaturgo – escreveu e musicou peças de teatro –, escritor (romances e crônicas) e já compôs e/ou adaptou canções para filmes.


"Estação Derradeira" é a 4a. música do álbum "Francisco", lançado em 1987, que alcançou relativo sucesso.

Na época, Chico vinha de uma sequência de álbuns com muitos hits e essa música, em especial, não teve a repercussão que merecia.


Não é daquelas músicas totalmente desconhecidas, mas também não está nas top 50 do cantor.


Temos aqui um gostoso samba, num ritmo bem bossa nova! Belos violões na marcação, suave percussão e uma delicada cuíca ao fundo, junto com os metais. Um lindo arranjo musical!


A voz de Chico está primorosa e, às vezes, nos remete a uma prece ao cantar. E a letra, como sempre nas obras dele, é um espetáculo à parte, brilhante.


A canção mostra um pouco de sua afinidade e carinho pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira, que Chico denominava como "a capital do samba" (vale lembrar que a obra do artista foi inclusive tema de enredo vencedor da escola, que o homenageou no desfile de 1998 no sambódromo do Rio).


Ao mesmo tempo, a letra também aborda as desventuras e mazelas cariocas, um duro recado que permanece atual. Me passa a sensação de uma sequência de fotos em P&B, porém, salpicadas de vermelho...Com versos que são literalmente rasgantes e que demonstram um pouco da nossa triste realidade.


Letra de poeta e ritmo e interpretação geniais! Um samba emblemático e instigante!


Sobe e som e vamos curtir esse samba juntos! E como estamos na virada do ano, momento de reflexão e avaliação, convido vocês a viajarem nas metáforas dessa canção.


Essa você não conhecia!





1 comentário


eduardo.souzadantas
27 de dez. de 2021

Mestre Chico Buarque em plena forma! Letra, como sempre, admirável, vestida num sambinha bacana de ouvir!


Curtir

Indique uma música!

Sua indicação pode virar um post aqui no blog e inspirar outras pessoas.

Obrigado(a) pela sua indicação!

Siga-nos no Instagram:

  • Instagram

Ou entre em contato:

email.png

©2023  |  Essa Você Não Conhecia

bottom of page