top of page

BLACK ORPHEUS – NEW YORK JAZZ LOUNGE

Música instrumental. Jazz. Som relaxante e suave. Bossa nova. Bálsamo para os ouvidos e mentes. Esses são os ingredientes da música de hoje.


Produzida e gravada pelo projeto New York Jazz Lounge, "Black Orpheus" é um arranjo suave de jazz em estilo lounge, uma releitura de uma canção consagrada dentro do repertório de jazz e bossa nova. Essa música tem uma linda história.


Trata-se de uma versão jazzística de uma clássica melodia brasileira (“Manhã de Carnaval”), originalmente composta pelo cantor, violonista e compositor carioca Luiz Bonfá (1922 – 2001). Bonfá foi incluído na lista dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão (categoria “Mestres Acústicos”) da revista Rolling Stone Brasil, em 2012, e é autor de clássicos da bossa nova como “Samba de Orfeu”, em 1959, em parceria com o cronista e compositor pernambucano Antônio Maria. Tocou violão no disco sobre a peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes, que aborda a lenda grega de Orfeu e Eurídice, em uma favela contemporânea do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Também compôs algumas das faixas que fizeram parte da trilha sonora do filme "Orfeu do Carnaval", de Marcel Camus, inspirado na peça.


“Black Orpheus” foi lançada pelo projeto New York Jazz Lounge, inicialmente no álbum “Best of Bar Jazz Bossa”, em 2013, uma coletânea de músicas do gênero bossa nova com influências de jazz. Depois, a música apareceu em outros álbuns do projeto.


O New York Jazz Lounge não é um grupo fixo de músicos, mas sim um projeto de coleção de gravações de jazz lounge – frequentemente configuradas como trios ou quartetos –, ideal para trilhas sonoras de cafés, restaurantes, bares e ambientes similares. É caracterizado por regravações de standards de jazz e bossa nova, geralmente por músicos de estúdio ou coletivos avulsos. Não há membros fixos divulgados, e sim arranjadores e instrumentistas especializados nesse estilo suave e elegante de fundo musical e ambiente intimista. O projeto iniciou-se em 2011 e já conta com vários álbuns e EPs.


A canção “Black Orpheus” é centrada em um balanço bossa nova suave, subdividido com o “samba lento”, mais introspectivo que o samba tradicional. Com “pegada lounge”, o ritmo é mais cadenciado e relaxado, ideal para ambientes de bar ou lounge, sem perder a leveza do groove original. A melodia é lírica, doce, naturalmente envolvente, com contornos ascendentes e descendentes que evocam saudade e melancolia. Instrumental com base no trio de jazz (piano, baixo acústico e bateria leve/percussiva). O timbre do piano é destaque nas versões do New York Jazz Lounge, com toques suaves e intimistas, acompanhados por baixo acústico com pizzicato (técnica musical italiana) e bateria discretamente swingada.


Entre nessa vibe, venha curtir conosco esse suave balanço, e vamos relaxar!


Essa você não conhecia!




Comentarios


Indique uma música!

Sua indicação pode virar um post aqui no blog e inspirar outras pessoas.

Obrigado(a) pela sua indicação!

Siga-nos no Instagram:

  • Instagram

Ou entre em contato:

email.png

©2023  |  Essa Você Não Conhecia

bottom of page