A TRICK OF THE TAIL – GENESIS
- Carlos Henrique
- 3 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Estreia hoje no Blog uma das mais importantes bandas dos últimos 50 anos, a querida e fabulosa banda britânica de rock progressivo, rock e pop Genesis.
Formada em 1967, e lançando seu primeiro álbum em 1969, são impressionantes mais de 50 anos de trajetória, com uma extensa e rica discografia! Muito aclamado pelos ardorosos fãs, o grupo teve distintas fases de conhecimento, evolução e consolidação.
O Genesis teve seu maior período de sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Até meados dos anos 1970, a marca da banda era, fundamentalmente, o rock progressivo e meio psicodélico, uma música de vanguarda, com instrumentação elaborada, letras requintadas e estruturas musicais complexas. A partir daí, iniciou-se, digamos, uma fase de transição, e nos anos 1980, 1990 e 2000 veio uma fase mais pop, com a realização de várias turnês para multidões. Nessa transição, a banda deixou de tocar longas e complexas composições e pendeu para um material mais compacto e "comercial", o que gerou críticas mas arrebatou uma nova legião de admiradores.
"A Trick Of The Tail" é a 7ª faixa do álbum que leva o mesmo título, lançado com enorme sucesso de público e crítica em 1976! Este disco veio consolidar a banda no mainstream da época, justamente no período de transição da banda. Muitas das canções do álbum foram sucesso. Entre elas, essa pequena pérola que trazemos hoje.
Foi o sétimo álbum de estúdio da banda, e o primeiro álbum a apresentar o baterista (até então) Phil Collins como vocalista principal, após a saída do carismático Peter Gabriel, em 1974. Gabriel era o vocalista do grupo e foi um dos fundadores do Genesis.
Com o lançamento desse álbum, a banda provou que não era apenas um veículo para o ex-vocalista famoso, mas sim um coletivo criativo, com também inspiradas novas composições e um som de qualidade ainda mais aprimorada.
Temos aqui uma bela canção. Com um arranjo muito competente, uma introdução instrumental que lembra (inspirou) bastante a turma mineira do Clube da Esquina e um excelente trabalho de piano, além de uma bela linha vocal! Vale destacar a intrigante letra, que transita entre o surreal e o mundo dos seres elementais.
Nova versão dessa música, remixada e com som surround, foi lançada em 2007.
Sobe o som e vamos curtir juntos!
Essa você não conhecia!
Ótima estreia do Blog, uma banda incrível, que tem uma bela trajetória!